Ferver 1 litro de água com 2 colheres (sopa) de folhas frescas de Eucalipto numa panela fechada. Coloque-a no quarto, o mais próximo da sua cama, destape a panela e durma a inalar esse vapor.
Eliminar o catarro:
Ferver 1 xícara (chá) de água filtrada e desligue o fogo. Depois acrescente 2 folhas secas de Eucalipto e tampe. Deixe amornar, coe e acrescente 3 colheres (sopa) de mel. Tome este chá a cada 12 horas.
Eliminar infecções na bexiga:
Ferva 1 litro de água, e assim que esta esteja fervida despeje 4 colheres (sopa) de folhas secas e picadas de Eucalipto, deixando repousar durante 15 minutos. Coe e beba 1 xícara de chá de duas em duas horas.
Limpeza revitalizadora da pele
Ferva 1/2 litro de água e coloque 2 folhas de Eucalipto, 2 gotas de óleo de Lavanda e cascas de Limão e Laranja. Coloque o rosto sobre este vapor durante cerca de 10 minutos, mas com cuidado para não se queimar. Também pode ser usado para os pés. Relaxa e ativa a circulação sanguínea.
Indicações:
O Eucalipto é anti-bacteriano, antiviral e desodorizante. O óleo de Eucalipto possui o eucaliptol, um princípio ativo que é muito usado em colônias e loções para depois da barba. Gotas do seu óleo, aliadas à água do banho, revigora.
É tradicionalmente usado em casos de febres e como descongestionante de problemas respiratórios (gripes e constipações, sinusites, bronquites). Proporciona um efeito estimulante (reforça a concentração) e é refrescante. Além de amenizar problemas respiratórios, por ter ação antisséptica, combate a amigdalite e problemas no aparelho urinário, como cistite, uretrite e infecção urinária. Usada em compressas, funciona como cicatrizante de feridas, alivia inflamações da pele e contusões, pois possui ação anti-inflamatória e antimicrobiana.
Pode ser ingerido na forma de chá, inalando o seu vapor, pastilhas e cápsulas. O chá de Eucalipto alivia dores, como as do reumatismo, e auxilia no equilíbrio dos níveis do açúcar no sangue. Ele também melhora a digestão e a circulação sanguínea.
Contra indicações:
Algumas pessoas têm alergia ao Eucalipto e não deve usá-lo externamente. Crianças, gestantes, lactantes e pessoas com úlcera ou gastrite também não devem consumir esta planta de nenhuma forma. O óleo essencial é tóxico, pode mesmo levar a complicações graves para a saúde, pelo que o seu uso deverá ser feito somente sobre prescrição médica e nas quantidades especificadas. Também não deve ser inalado durante um ataque de asma.
Peça orientação ao seu médico de acordo com seu caso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário